Seguidores

neobux

clixsense

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Passo a Passo das Mangas.


O vestuário feminino apresenta uma grande variedade de modelos de mangas , que diferem no aspecto e no processo de confecção . As mais utilizadas são aquelas costuradas ás cavas da peça chamadas de mangas ´´pregadas´´ , com comprimento e variações diversas de volumes e efeitos. Neste caso a manga é cortada por uma única peça de molde e antes de confeccionar a base da manga, é importante que as bases da frente e costas estejam prontas para que os possíveis ajustes possibilitem o encaixe perfeito das mangas nas cavas.

EXECUÇÃO DO MOLDE.

Para modelar uma manga do tipo ´´pregada´´ a base é transferida para o papel e dividida ao meio , marcada por meio de pequenos piques . Outro pique indica a cava da frente que precisa ser definida , assim como na cava das costas. A seguir são feitos os ajustes necessários, tais como altura do cotovelo, o comprimento do braço, a largura do punho , e o encaixe da manga á cava , assunto próximo tópico.
Após serem feitas todas as alterações a linha da costura é marcada na cor azul e 1 cm. é acrescentado em toda a extensão do molde para definir a linha de corte, que será traçada em vermelho. Geralmente são acrescentadas 2 cm. para a bainha.

ATENÇÃO : É importante dobrar o papel na linha da bainha antes de marcar a linha de corte ou cortar o molde para que não falte tecido no momento da costura.



COMO ENCAIXAR UMA MANGA PERFEITAMENTE A ROUPA.

Para que a manga se encaixe perfeitamente á cava , são necessárias algumas observações.
A parte superior da base da manga é chamada ´´cabeça da manga´´ e geralmente tem sua forma arredondada no topo.
Se a medida da cabeça da manga (figura abaixo) for igual ou maior que a medida da soma das cavas ´´frente´´ e ´´costas´´ , nenhuma alteração será necessária.
Por outro lado , se a medida da cabeça da manga for menor que a soma das cavas será necessário acrescentar a diferença ao molde da manga . Para isso , a diferença é dividida por dois e o resultado é acrescentado no prolongamento de ambos os lados da cabeça da manga.
Para medir as cavas e a cabeça da manga basta posicionar a fita métrica perpendicularmente (em pé) sobre o papel .

EXEMPLO:

CAVA DA FRENTE : 24 CM. 
CAVA DAS COSTAS : 26 CM. 
SOMA DAS CAVAS: 24 CM. + 26 CM. = 50 CM.



CABEÇA DA MANGA MENOR QUE A SOMA DAS CAVAS.

CABEÇA DA MANGA: 45 CM.
DIFERENÇA: 50 CM. - 45 CM. = 5 CM.

Neste exemplo , a cabeça da manga é 5 cm. menor que a soma das cavas . Estes 5 cm. deverão ser divididos por 2 , e o resultado acrescentados em ambos os lados : 5 cm. : 2 = 2,5.
Assim a cabeça da manga terá a mesma medida da soma das cavas. Para medir as cavas e a cabeça da manga basta posicionar a fita métrica em pé sobre o papel.



Ainda tem muitas mangas para postar , mais por hoje é só.
Um grande abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos!! Deixe seu recadinho!!!