Seguidores

neobux

clixsense

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pences.

As pences são elementos estruturais muito importantes na confecção do vestuário. São utilizadas para que o tecido seja ajustado á determinada parte do corpo que possua algum relevo. São empregadas , mais frequentemente , no busto e na cintura . O desenho de uma pence tem a forma de um triângulo apontado para a parte mais volumosa da parte do corpo ao qual pretende ajustar -se . As linhas de costura são os lados do triângulo e vão coincidir após a dobra da pence ao longo da linha central.
As pences que terminarem sobre o ponto ´´O´´ deverão ser diminuídas entre 1,5 cm. e 2,5 cm. para que não formem uma ponta. Quando costuradas as pences  deverão ser assentadas para um lado. Como regra geral , as pences verticais serão assentadas para o centro da frente ou das costas e as horizontais para baixo. Em tecidos planos , existe a necessidade de se aparar ou golpear o volume formado pela pence , como no estilo ´´alfaiate´´. Nesse caso , depois de cortadas , as sobras são abertas com o ferro de passar.
Quando não é conveniente que haja recortes onde se encontram os desenhos das pences corretora , as mesmas poderão ser anuladas ou transportadas para os recortes já existentes , como nas explicações posteriores.

PENCES DE CONTORNO.

A pence de contorno é uma pence longa formada por duas pences comuns destinadas ao ajustamento do tecido á cintura , cuja linha central é desenhada perpendicularmente á cintura, em seu ponto médio (metade da largura da cintura ). A largura da pence de contorno na linha da cintura geralmente corresponde á 3 cm. dispostos em 1,5 cm. para cada lado da linha central. As duas pences partem da linha da cintura em sentidos opostos , uma em direção ao busto e a outra em direção ao  quadril (parte da frente), ou a área  mais volumosa das costas a ao quadril (parte de costas) . Na parte da frente , o limite da pence superior encontra-se cerca de 4 cm. abaixo do ponto ´´O´´ e na parte das costas , cerca de 4 cm. abaixo da altura do ´´costado´´ . O limite das pences inferiores encontram- se na linha da barra quando não existem recortes.
A pence de contorno é costurada em duas fases , partindo sempre da cintura em direção ás suas pontas. Depois de costurada é necessário fazer um pique para que o tecido não seja repuxado . Em seguida a pence é dobrada em direção ou centro e passada a ferro.




TRANSPORTE DE PENCES.

Em geral o traçado da base da frente de uma blusa requer o desenho de duas pences corretoras que formarão o bojo da peça , uma na cava e outra na cintura. Entretanto , para que a peça finalizada não possua duas pences nas posições em que foram desenhadas é necessário transporta- las. transformando-as em outras pences ou mesmo transferi-las para recortes criados na blusa.

 1. PENCE VERTICAL

A pence lateral (horizontal) é fechada e a profundidade da pence da cintura (vertical) é aumentada.

2. PENCE HORIZONTAL.
A pence da cintura (vertical) é fechada e a profundidade da pence lateral é aumentada.

3. PENCE INCLINADA OU FRANCESA.
Uma linha diagonal parte do ponto ´´O´´ em direção ao ponto de encontro da linha lateral com a linha da cintura . Em seguida esta linha é cortada , abrindo-se uma nova pence formada pelo fechamento das duas outras.

Tenham uma boa tarde!!
Abraço!!


Um comentário:

Bem Vindos!! Deixe seu recadinho!!!