neobux

clixsense

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Saia Godê Como Fazer a Modelagem.

A saia godê , muito em moda nos anos 50 e associado a época do rock and roll , requer para sua modelagem uma construção gráfica diferente. As outras saias tem sua estrutura baseada em um retângulo.A saia godê tem sua estrutura baseada em uma circunferência.
É comum que a saia godê forme pontas devido a variação do fio do tecido.
Para nivelar a bainha é necessário vesti-la no manequim e acertar o nível do chão até a bainha com o marcador de godê.

EXECUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ:

Aproveitando o ângulo reto da folha de papel, traçar duas linhas retas de apoio perpendiculares entre si , X e Z.

Para auxiliar no traçado da circunferência da cintura e da barra , basta traçar linhas retas a partir do ângulo reto para fazer as marcações das mesmas medidas que serão calculadas para as retas X e Z.

As medidas B C e B´C´ correspondem ao comprimento da saia e serão marcadas após o cálculo das distâncias A B e A B´.

CÁLCULO DA MEDIDA DE AB , AB´ e BB´.

Para calcular a distância entre AB e AB´ , é preciso tomar a medida total da cintura e determinar a roda da saia . Em seguida , o cálculo vai variar de acordo com a roda escolhida.

SAIA GODÊ EM 1/4 DE RODA.

O molde da saia godê em 1/4 de roda é cortado no tecido apenas uma vez e tem a forma de 1/4 de circulo.
Desse modo , a saia vai apresentar apenas uma costura , na parte das costas.

EXEMPLO:
A medida total da cintura é 60 cm.
A medida total da cintura é dividida por 1,5 .
60 cm. : 1,5 = 40 cm.
Logo a distância AB e AB´ será de 40 cm.

Para 1/4 de roda , a medida da cintura não é alterada , já que o molde corresponde a saia propriamente dita e será cortada no tecido apenas uma vez . Assim a distância BB´ corresponde a circunferência total da cintura.
Distância BB´ ( circunferência total da cintura): 60 cm.

Saia 1/4 de roda

Por hoje é só...
Aguardem mais postagens da saias godês e outras...
Eu desejo uma ótima noite para vcs!!
Fiquem com DEUS!!
BJS

Um comentário:

  1. Adorei a explicação estou começando e já tenho alguns projetos que quero fazer uma evasê já fiz uma godê de cetim para minha filha ficou muito linda só peguei no acabamento da bainha passei uma costura com fio invisível e ficou bem visível kkkk mas esta já estou maquinando uma renda por cima para dar acabamento mais fino. Adorei teu cantinho!!!

    ResponderExcluir

Bem Vindos!! Deixe seu recadinho!!!